Curiosidades...

 

Um pouco da história do Aubusson


                                                                            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aubusson é um tapete clássico francês. Ficaram muito populares em PARIS no decorrer do séc. XVIII e XIX. Nascia o tapete Aubusson, com temas florais e de paisagens sempre com base em tons pastéis, ora puxando para o bege, ora azul, ora rosa, alguns em vermelho. 

 

A palavra Aubusson é tão bonita como a cidade de Aubusson, situado a 200 quilômetros de Paris sobre o rio Creuse. As águas límpidas do rio eram usadas para lavar a lã que o povo de Aubusson e as aldeias vizinhas teciam as tapeçarias que fizeram a reputação da região no século 18.

Estes tapetes franceses eram produzidos exclusivamente para os palácios do rei e de sua corte. Os desenhos criados pelos artistas da corte incluíam arranjos florais, referências militares, heráldicas e motivos arquitetônicos. O período de maior produção foi entre 1650-1789. A maioria dos tapetes desta época são encontrados apenas nos maiores museus do mundo. Atualmente estes tapetes estão sendo reproduzidas na China, pois toda a técnica dos franceses foi passada para china, são os únicos com autorização para fabricá-los.


Ficam lindos, dão um toque ultra romântico e como não tem pelo e são bem baixos, acabam sendo de fácil manutenção, não costumando causar problemas alérgicos.​

Kilim utiliza esses tapetes em suas decorações.